Você tem hábitos saudáveis?

Se existe alguma lista que define o que é importante para a humanidade no século XXI, entre os primeiros itens seria a busca por qualidade de vida. Isso pode ser alcançado com equilíbrio, mente tranquila, saúde física e emocional estável. Os hábitos saudáveis, seja para o corpo ou mente, reflete em como lidamos com o nosso bem-estar e a nossa qualidade de vida.

Mas a palavra “hábito” designa algo que precisa ser construído com uma rotina. Não é inato. Hábitos saudáveis precisam ser construídos para que tenhamos uma vida mais saudável e feliz. É preciso ter a mente sã e entender como conciliar todas as atividades da vida se desgastando menos e tendo o almejado bem-estar.

Mas, o que são hábitos saudáveis?

Hábitos saudáveis são práticas cotidianas constantes que nos levam a uma vida de bem-estar pleno. Por exemplo, todos sabemos que precisamos escovar os dentes após as refeições, pela manhã e à noite antes de dormir. Manter dentes sadios ajuda nosso organismo a fazer a mastigação dos alimentos e ter uma digestão saudável e eficiente.

“Hábito” é se acostumar a uma tarefa que aprendemos a fazer, e o “Saudável” é respeitar o organismo e seu tempo para não gerar estresse e nem problemas no corpo. Ao juntar essas práticas temos um sentido de equilíbrio, boas práticas e aproveitamento orgânico da vida. Ter hábitos saudáveis implica em como você busca o melhor para si dentro das suas condições e gostos.

Como começar a ter hábitos saudáveis?

Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social, não é apenas a ausência de uma enfermidade. Para começar, fique de olho na saúde mental. Se você anda muito estressado por qualquer motivo, procure ajuda profissional. Não busque a saída no álcool, cigarros e drogas. Nada disso trará equilíbrio à sua mente. Fique de olho nos seus sentimentos diante das situações da vida.

  • Ter passatempos é recomendado para uma vida saudável. Leia mais livros, converse com familiares e amigos não apenas em situações sociais como festas, vá ao cinema, museu ou teatro, veja exposições artísticas, caminhe, ande por parques e jardins. Saia da rotina casa-trabalho-casa. O tempo de lazer é tão importante para o seu bem-estar quanto ter um trabalho e estudar.
  • Investir em uma alimentação boa e adequada é um fator que vai refletir na sua saúde. Se o assunto é sobre hábitos saudáveis, nada mais justo que ter um cardápio alimentar coerente para o seu corpo, então, busque o auxílio de um nutricionista para ajudá-lo (a) a ter o controle do seu organismo. E nem é preciso dizer que algumas comidas, que deveriam só fazer parte do “de vez em quando”, não podem virar o “de vez em sempre”.

Alimentos industrializados podem ser práticos, mas alimentos naturais são mais saudáveis. Faça um diário alimentar e veja se está comendo frutas, verduras, legumes, proteínas e carboidratos simples na quantidade certa. Sua saúde irá agradecer. A alimentação saudável melhora a disposição e o bom funcionamento do organismo dará um plus na imunidade, evitando aqueles males como resfriados, fraquezas etc.

  • Ter uma atividade física é essencial. Muitos de nós ficamos muito tempo sentados diante de uma tela (computador, TV), levando uma vida sedentária. Precisamos usar nossos músculos, respirar ar puro, melhorar a circulação com alguma atividade. A Organização Mundial da Saúde (OMS), aconselha 150 minutos de atividades físicas aeróbicas de intensidade moderada na semana para vencer o sedentarismo.

Recomenda-se atividade física regular, para auxiliar o organismo, evitando estresse, aumento da produção de serotonina, que é responsável pela sensação de bem-estar, além de regular a função do seu sono, que deve ser entre 7 e 8 horas por noite.

  • Planejar as rotinas pode evitar o estresse do seu dia a dia. Não precisa ser nada rígido, mas planejar horários de despertar e ir para a cama, tomar café da manhã e outras refeições nas horas certas, fazer seus trabalhos nos prazos certos e não invadir seus momentos de lazer é saudável.
  • Preste atenção no seu emocional. Especialmente neste momento de pandemia Procurar ajuda é o hábito mais saudável que se pode ter. Qualquer sinal de alerta do seu organismo, que cause desconforto, deve ser tratado por um profissional.

O que evitar quando queremos ter hábitos saudáveis?

Não precisa ser nenhum Einstein para saber que o consumo de cigarro, álcool e outras drogas não faz bem à saúde.

O cigarro possui muitas substâncias tóxicas. Entre elas estão as inflamações bucais, câncer, impotência sexual, enfisema pulmonar e outros males causados pela nicotina. Combinado com o consumo de álcool essas substâncias afetam ainda mais. Pesquisas publicadas no Journal of Studies on Alcohol and Drugs, mostram que um terço das mortes por consumo de álcool ocorreu em pessoas de 20 a 49 anos.

Durante a pandemia a ingestão de bebida alcoólica aumentou em 18,4%. O crescimento do consumo de álcool foi duas vezes maior em quem relatou se sentir sempre triste ou deprimido. O consumo do álcool e do cigarro não diminui o estresse, pelo contrário, esses hábitos contribuem com o consumo de alimentos não saudáveis, falta de exercícios, problemas do sono, entre outros.

Respeite os seus limites

Neste momento de isolamento se faz necessário o ponto de equilíbrio preciso para ter uma vida mais saudável e, no meio do caos, encontrar o bem-estar.

Entender os hábitos saudáveis requer cuidado pessoal, respeitando aos limites do corpo. Não há nada de errado em não ser produtivo todos os dias ou acordar de mau-humor às vezes. São sensações comuns de quem vive em sociedade. Lidar com essas questões e superá-las passam por construir uma rotina saudável.

Algumas sugestões já foram dadas aqui, como exercícios, alimentação, cuidados com a saúde física e mental etc. Te convidamos a conhecer outros hábitos saudáveis. Baixe gratuitamente nosso e-book e saiba como desfrutar o melhor da vida.

Redação Plansaúde

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